White Sky

Sempre fui uma pessoa colorida, mas na verdade nunca pensei que fosse sentir tanta falta de azul.

Viver num país escandinavo é ter de lidar com o frio climatérico que se faz sentir. Mas ao contrário do que se diz por exemplo de Inglaterra, o céu não fica cinzento na maioria dos dias. Fica branco. Mesmo quando chove.

Em Portugal, as nuvens cinzentas são a cama da chuva e quando abrem, dão lugar ao céu azul. Mesmo o tempo nublado fica mais cinzento. Aqui, tudo é branco. Se chove, o seu está branco, se está só nublado, branco. Na teoria, soa muito bem. É uma cor bonita para ser o fundo de casas coloridas. Mas eu sempre fui a garota que gastava o lápis de cera azul para pintar 70% da folha de papel.

Este branco chega-me como a ausência de cor. Na ausência de muitas das coisas que me dão cor. Talvez seja a saudade que me faz  ver o céu sem cor. Ele é branco. E branco é uma cor, bem sei. Sempre usei branco, para jogar ao STOP.

Mas são estes dias brancos que eu não sei como pintar, que me fazem sentir perdida. Não é o amarelo do sol que me faz falta. É o manto azul que já não vejo. Percebo agora que quando dou por mim a exclamar feliz “está sol!”, não é essa a verdadeira razão da felicidade. Devia antes dizer “olha! Consigo ver o céu azul!”.

O comentário mais comum, quando anunciei que me iria mudar para a Suécia era se ia aguentar sem ver o sol. Aguenta-se, claro que sim. Até porque quando ele aparece as pessoas ficam tão felizes que também tu és contagiado. Mas às vezes este sem-fim de branco cansa-me.

Dizia-me a Alba, no outro dia, que tem dias que se sente meio deprimida e nem percebe porquê. Eu expliquei que somos bichos de outro zoo. Estamos habituados a ter mais vitamina D, a ver o céu azul, a sentir o sol na pele. Ela concordou.

Hoje está a chover. Branco. O O. anda pela casa a acender tudo o que é candeeiros, para não nos sentirmos tão deprimidos pelo tempo. Eu, vou fazer alguma coisa que tenha mais cor.

…e pode ser que amanhã esteja sol.


 

I’ve always been a colorful person, but I never thought I’d feel so much the lack of blue.

Living in a Scandinavian country means dealing with the climacteric cold. But contrary to what is said, for example, of England, the sky is not gray on most days. It’s white. Even when it rains.

In Portugal, the gray clouds are the rain bearers and when they vanish, they give way to a blue sky. Even cloudy weather gets grayer. Here, everything is white. If it rains, the sky is white, overcast? White. In theory, it sounds great. It is a beautiful color for the background of colorful houses. But I was always the girl who spent the blue crayons to paint 70% of the paper.

This kind of white strikes me as the absence of color. The absence of many of the things that give me color. Maybe it’s nostalgia that makes me see the sky without color. It’s white. And white is a color, I know.

But these white days I do not know how to paint, that is what makes me feel lost. It’s not the yellow of the sun that I’m missing. It’s the blue cloak in the sky that I no longer see. I realize now, that when I find myself exclaiming happily “the sun is out!” that is not the real reason for my happiness. I should rather shout “Look! I can see the blue sky.”

The most common comment I got, when I announced that I was going to move to Sweden, was about my endurance for the lack of sun. You endure it, of course. Mostly because, when it’s sunny, people are so happy that you are also infected. But sometimes this never-ending white tires me.

Alba told me the other day that there are days when she feels depressed and can’t really realize why. I explained that we are creatures from another zoo. We used to have more vitamin D, see the blue sky, feel the sun on our skin. She agreed.

It’s raining today. White. O. walks through the house lighting the lamps, to avoid feeling so depressed by the weather. I’m going to do something with some paint.

… And it maybe tomorrow the sun will show up.

Deixe uma Resposta

