Sailing & Gaming Weekend

No fim-de-semana passado conseguimos finalmente organizar um jantar com as minhas espanholas e os respectivos namorados.

Conseguimos bater o record e enfiar 6 pessoas numa cozinha mínima, para saborear Bacalhau com Natas – só possível porque os papás trouxeram o principal ingrediente na última visita. Os convidados espanhóis trouxeram torrões de alicante e uma sobremesa de maçã deliciosa.

Depois do jantar atacámos uns jogos de tabuleiro até findar a noite.

No Sábado, a família Isidorsson juntou-se para dar uso ao Isidora, o barco. Papá e mamã Isidorsson, acompanhados pelos dois filhos e as namoradas, na equação: 5 suecos e 1 portuguesa. O meu sueco leva sempre um upgrade quando o gang se junta.

Partimos de Hunnebo ao final do dia e passámos por um canal belíssimo: Sotekanalen, a caminho de Smögen e chegámos ao destino ao pôr-do-sol. Uma das tradições quando se chega a um destino com o barco é fazer um brinde com um copinho de Gammel Dansk. Estamos a falar de um licor amargo com 38% de álcool.

O mar é tão calmo na Suécia, que até me assusta. Sem prever, dou por mim com saudades do nosso mar nervoso e poeticamente cheio de ondas.

Jantámos à beira-mar, peixe e marisco, no restaurante GÖSTAS. A final da Eurovisão estava a dar na televisão. Estando a viver num dos países que mais vive esta competição, tenho vergonha de não ter dado mais atenção a esta edição.

Depois do jantar, os progenitores regressaram ao barco e os filhotes e as namoradas foram dar um passeio pelas ruas de Smögen. O silêncio era palpável, super relaxante. Tudo quietinho, nem havia vento.

Dormimos no barco essa noite e depois do pequeno-almoço, começámos a velejar de regresso. Desta vez fizemos um pequeno desvio para passar por um local bastante estreito: Hasselösund.

Regressados à doca, só faltava fazer a viagem de carro – neste caso carrinha de 7 lugares – até casa. Jogámos durante um bocado às 20 perguntas, mas o sono foi colhendo vítimas e não tardei a ser a única acordada, a fazer companhia ao condutor.

No Domingo à noite, tivemos ainda a companhia da A., para jogarmos Setlers of Catan e Guilhotine.

Foi uma bela maneira de acabar o fim-de-semana, antes de uma semana de loucos.

This weekend, we finally managed to organize a dinner with my spanish friends and their boyfriends.

We also managed to beat the record and sit 6 people in a very small kitchen, to enjoy some Bacalhau com Natas – only possible because my parents had brought the main ingredient on their last visit. The Spanish guests brought Torrão de Alicante as a treat and a delicious apple dessert.

After dinner, we attacked some board games to end the night.

On Saturday, the Isidorsson family got together to sail Isidora, the boat. The Isidorsson parents, accompanied by the two sons and their girlfriends. The equation: 5 Swedes and 1 Portuguese. My Swedish always gets upgraded when the gang gets together.

We left Hunnebo by the end of the day and we sailed through a beautiful canal: Sotekanalen, on the way to Smögen,  reaching the destination at sunset. One of the traditions when one arrives to a destination with the boat is to have a toast with a cup of Gammel Dansk – a bitter liquor with 38% alcohol.

The sea is so calm in Sweden that it is even scary. Without noticing, I find myself longing for our nervous and wavy sea.

We had dinner by the seaside, fish and seafood, at the restaurant GÖSTAS. The final of the Eurovision Contest was on the television. Because I now live in a country that enjoys this competition so much,  I am a little bit ashamed of not having paid more attention to this year’s edition.

After dinner, the parents returned to the boat and the sons and girlfriends went for a walk through the streets of Smögen. The silence was palpable, super relaxing. All quiet, since there was no wind.

We slept on the boat that night and after breakfast we started sailing back to the starting point. This time we made a small detour to go through a very narrow place: Hasselösund.

After ‘parking’ the boat, the road trip home ensued – in this case it was a minivan with 7 seats. We played for a while the 20 questions game, but sleep was reaping victims and soon I was the only awake, keeping the driver company.

On Sunday night, we still had the company of A., to play some Setlers of Catan and Guilhotine.

It was a beautiful way to end the weekend, right befor a crazy week.