Weekend Getaway :: Skövde & Örebro

Voltei para a Suécia com vontade de explorar mais as cidades à minha volta. Portanto, não descansei enquanto não obriguei o O. a planear um fim de semana comigo.

Optámos por não ir muito longe e por encaixar uma visita a um amigo. Skövde foi a primeira paragem.

Skövde é uma pequena cidade que vive muito da Escola Superior que alberga cerca de 11 000 estudantes. Está situada entre dois lagos (Vänern e Vättern) e é muito simpática.

É tudo muito perto de tudo, pudemos andar a pé para todo lado e os amigos que conhecemos eram todos vizinhos do nosso anfitrião. O P. vive a passos da estação de comboios, o que não podia ser mais conveniente!

Chegámos ainda de manhã e almoçámos algo leve no centro da cidade. Vimos uma escultura particularmente dada à polémica, já que mostra uma mulher subjugada à violência. A escultura chama-se “A fonte da vida” e representa 4 elementos que fazem parte da vida: a violência, a juventude, a prosperidade e a fertilidade.

Depois disso subimos até à montanha – Billingen – a maior montanha deste tipo nesta região, com 299 metros de altura, mas vários kilómetros em comprimento e largura. Havia muita gente no hotel, a aproveitar a pista de ski, mas nós estávamos ali para experimentar a pista de gelo. Alugámos os patins, pedimos capacetes e atirámo-nos ao ringue. Na Suécia existe o Bandy, um desporto que junta as regras do futebol com a estrutura do hockey no gelo. A nossa pista de gelo era também o campo de treino para este desporto. Como já era tarde, não tínhamos nem companhia nem assitência – o que nos deixou mais confiantes nas possíveis quedas. Felizmente não aconteceram!

No sábado à noite, o P. fez moussaka para o jantar e eu fiz sangria. Depois disso, perdemos horas a jogar um jogo de tabuleiro inventado por nós (na grande maioria pelo O.) e subordinado ao tema Pokemon. Foi frequente ouvir o P. dizer que aquela era uma terra de geeks.

Como completa noob em Pokemon, lá fui jogando com alguma ajuda. Contam-se pelos dedos os nomes dos Pokemons que sei e mesmo assim… Depois dos Pokemon, jogámos Cards Against Humanity. Nunca tinha jogado, mas adorei! Super simples mas divertido.

A noite de sono foi curta e no dia seguinte vingámo-nos com pizza. Ainda assim, aproveitámos para dar um passeio no parque da cidade: Boulognerskogen. O céu estava nublado, mas o sol queria espreitar.

Örebro

No Domingo à noite apanhámos o comboio para a próxima cidade: Örebro. Chegámos perto das 22h e fomos a pé até à casa que nos alugou o quarto no Airbnb. Passámos pelo centro da cidade para apreciar as luzes do castelo e da praça principal e valeu a pena, mas na manhã seguinte apanhámos um autocarro directamente para a estação. Deixámos as malas num cacifo e partimos à aventura.

Depois do brunch com um crepe enorme, tentámos visitar a igreja St. Nikolai, mas estava fechada às segunda-feiras. Seguimos viagem para o Castelo – a atracção principal – e, azar dos azares, também fechava à segunda-feira. Ainda sem desanimar, tentámos o Museu da Cidade, situado no parque que envolve o castelo… também fechava à segunda-feira! Decidimos metermo-nos num autocarro e ir visitar o reservatório de água: um edifício estranho com um café e um centro de conferências no topo.

Este “cogumelo” foi construído entre 1956-1958 e tem um irmão na Arábia Saudita, na cidade de Riyadh, que uma réplica exacta mas 33% maior em tamanho, construído em 1960. Ao contrário do irmão árabe, este reservatório ainda serve esse propósito e alberga cerca de 9 milhões de litros de água no topo da torre.

Depois de bebermos um chá reconfortante no Svampen, seguimos para o parque da cidade. Este parque foi eleito o parque mais bonito da Suécia em 2004 e em 2005 ficou em 5º lugar no ranking dos parques mais bonitos da Europa. Acredito que no Verão seja mais bonito, mas foi um passeio muito agradável ao final do dia, para nós.

Foi um belo fim-de-semana. Obrigada P. pelo albergue e pela comida! Agora é começar a planear a próxima aventura… quem sabe Helsínquia?

I returned to Sweden in the mood to explore more of the towns around me. Therefore, I did not rest until I forced O. to plan a weekend with me.

We chose to go not too far and squeeze in a visit to a friend. Skövde was the first stop.

Skövde is a small town that gets its life mostly from the 11 000 students that attend the University there. It is situated between two lakes (Vänern and Vättern) and is very friendly.

Everything is super close, we were able to walk everywhere and the friends we met were all our host’s neighbors. P. lives within walking distance from the train station, which couldn’t be more convenient!

Since we arrived in the morning, we had lunch in the city center. We saw a sculpture that was somewhat controversial, since it shows a woman subjugated under violence. The sculpture is called “The Fountain of Life” and it represents four elements that are part of life: violence, youth, prosperity and fertility.

After that, we went up to the mountain – Billingen – the highest mountain of this kind in this region, with 299 meters high, but several kilometers in length and width. There were a lot of people at the hotel, enjoying the ski slopes, but we were there to experience the ice rink. We rented skates, helmets and went for the ice. In Sweden, Bandy is popular, a sport that combines the rules of football with the structure of ice hockey. Our ice rink was also the training ground for this sport. Since it was late, we had no company or assistance – which made us more confident in the potential falls. Fortunately, they did not happen!

On Saturday evening, P. cooked moussaka for dinner and I prepared sangria. After that, we lost hours playing a board game invented by us (mostly by O.) with the theme Pokemon. As a complete noob in Pokemon, I managed to play with some help. I can count with the fingers of one hand the names of Pokémon that I know. After the Pokemon game, we played Cards Against Humanity. I had never played, but I loved it! It’s super simple but fun.

The sleep time was short so we took revenge with pizza on the next day. Still, we took the opportunity to take a walk in the city park: Boulognerskogen. The sky was cloudy, but the sun was peeking every now and then.

Örebro

Sunday night came and we took the train to the next town: Örebro. We arrived close to 22h and we walked to the house that we rented on Airbnb. We passed through the city center to enjoy the castle lights and the main square, and it was worth it, but the next morning we catch the bus directly to the station. We left our bags in a locker and set out on a new adventure.

After a big brunch with a huge crepe, we tried to visit the St. Nikolai church, but it was closed on Mondays. We walked to the Castle – the main attraction – and as fate would have it, it was also closed on Mondays. Still not discouraged, we tried the City Museum, located in the park surrounding the castle… also closed on Mondays! We decided to getus on a bus and go visit the water tower, a strange building with a café and a conference center at the top.

This “mushroom” was built between 1956-1958 and has a brother in Saudi Arabia in the city of Riyadh, which an exact replica but 33% larger in size, built in 1960. Unlike the Arab brother, this reservoir also serves its purpose and it holds around 9 million liters of water in the top part of the tower.

After a soothing tea in Svampen, we went to the city park. This park was voted the most beautiful park in Sweden in 2004 and in 2005 was ranked 5th as the most beautiful parks in Europe. I believe that in the summer it is more beautiful, but it was a very pleasant walk to the end of the day for us.

It was a beautiful weekend. Thank you, P. for having us over and for all the food! Now it’s time to start dreaming/planning the next adventure… who knows, maybe Helsinki?